Quais são as melhores práticas e estratégias de crescimento de audiência e engajamento no Youtube? Como realizar uma comunicação que vá além da publicidade? A equipe da Retoque Comunicação fez a cobertura do Comitê de Empreendedorismo da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-SP) e vai contar agora todas as novidade que foram apresentadas por lá. Wagner Martins, sócio da 301yt, ressaltou que a comunicação por meio de vídeos pode alavancar empresas, produtos e novos negócios nos próximos anos.

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Para Renata Domingues, sócia da Retoque Comunicação, a criação de novas plataformas de engajamento e de diálogo com os públicos serão cada vez mais essenciais para as empresas que desejam se desenvolver e crescer no mercado.

Veja os três pilares para desenvolver um vídeo no Youtube, segundo Wagner Martins:

  1. Help Content: levante informações que podem gerar o interesse do internauta, sempre pensando sobre que tipo de pergunta o internauta pode fazer na rede e que a sua empresa ou produto pode responder. #Dicas: criar acervos e tutoriais.
  1. Hub Content: elaborar conteúdos com frequência, uma vez por semana é o mais indicado. Postar informações que ressaltem que a sua empresa ou produto é referencia no mercado. #Dicas: criar perguntas e respostas e vlogs.
  1. Hero Content: planejar estratégias que mostrem como é possível celebrar com a comunidade que o seu canal está inserido, criar “virais”. #Dicas: criar ações que estimulem a colaboração e o diálogo.

Confira alguns cases apresentados:

Gatorade Passo a Passo: https://www.youtube.com/playlist?list=PL6DkFb1juD1-Tvw2mWiQgmw1_o9Dy_yl3

Colégio Pueri: https://www.youtube.com/user/escolapueridomus

Sevilha Contabilidade: https://www.youtube.com/user/SevilhaContabilidade

White House: https://www.youtube.com/user/whitehouse

Lafenix: https://www.youtube.com/user/lafenixtv