AssembleiaCCFB_SP

Quinta maior câmara de comércio francesa no mundo, com 116 anos de atuação ininterrupta, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) conta com 855 associados distribuídos nas suas unidades de São Paulo (512), Rio de Janeiro (263), Paraná (40) e Minas Gerais (40).

Juntas, produziram diversas publicações, entre elas o Anuário, o Guia de Sustentabilidade, o Guide Pratique des Affaires au Brésil e a Revista França-Brasil. Dois grandes eventos de caráter nacional também foram realizados em conjunto pelas unidades, a Semana Francesa e o Seminário em Recife.

Somente a CCFB-SP organizou 199 eventos, envolvendo cerca de 7.000 participantes, com destaque para o VII Fórum de Sustentabilidade, o XIV Prêmio LIF, o VII Fórum de Inovação e Tecnologia, o IX Prêmio de Comércio Exterior, o VIII Seminário de Inteligência Estratégica e o II Prêmio Empreendedor.

Nos almoços do Observatório Econômico em 2015, conduzidos pelo vice-presidente da CCFB-SP Octávio de Barros, os pontos a ressaltar foram os encontros com o ex-ministro Joaquim Levy e o atual ministro Nelson Barbosa, que ajudaram a gerar também boa parte das 332 notícias na imprensa sobre a entidade publicadas no ano passado. Não à toa, a Retoque Comunicação é responsável pela comunicação da entidade há mais de 10 anos.

Atualmente, a CCFB-SP reúne 14 comissões temáticas, que têm o objetivo de levar as últimas informações de mercado aos associados, indo de questões jurídicas e tributárias até o setor de luxo. Nos serviços, que responderam por metade do faturamento da CCFB-SP em 2015 (a outra parte vem das cotizações e das receitas financeiras), o CCFB Express se notabilizou pela realização de 4.789 envios, entre documentos e amostras, totalizando 25 toneladas. O intercâmbio França e Brasil também foi destaque com a realização de 10 missões de prospecção e 31 encontros com empresas na França.

Rolan de Bonadona e Philippe Jean Marie Ormancey foram eleitos conselheiros da CCFB-SP durante a Assembléia Geral Ordinária da entidade realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) no dia 10 de março de 2016. O anúncio foi feito no fim do evento que aprovou as contas da organização durante o exercício do ano passado, logo após o pronuncialmento de Laurent Billi, embaixador da França no Brasil, que estava acompanhado por Damien-Loras, consul-geral da França em São Paulo.

Confira abaixo o resultado completo da votação dos conselheiros e suplentes eleitos:

Conselheiros Eleitos

Roland de Bonadona                                 55 Votos

Philippe Jean Marie Ormancey               30 Votos

Suplentes

Roger Sidokpohou                                     21 Votos

Bertrand Chambert-Loir                        21 Votos

Yann Fromont                                           20 Votos

Laurent-Frédéric Bernard                      13 Votos