A Retoque Comunicacão acompanhou a apresentação do Paulo Roberto Chiele, especialista internacional no mercado de luxo e autor do novo livro “Luxury Branding”, durante evento na Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-SP), e destaca para os leitores do blog a importância das diferentes histórias.

  1. Narrativa ligada à funcionalidade

Por meio da descrição detalhada das características de funcionalidade do produto, pode-se criar uma narrativa interessante, muito convincente, até mesmo porque o consumidor poderá comprovar e compartilhar a verdade sobre a narrativa.

  1. Narrativas ligadas ao criador

Uma das narrativas mais usadas e que tem tradição no setor do luxo, em virtude do pioneirismo de alguns empreendedores e de artistas de décadas passadas. Trajetórias vencedoras, combinadas com o estilo empregado ao produto, pode gerar uma narrativa original e bem-sucedida.

  1. Narrativas ligadas a figuras regionais

O produto pode estar vinculado a uma tradição local com chances de ser incorporada em culturas diferentes, estilo cowboy americano, ou super-heróis locais nas figuras femininas e masculinas.

  1. Narrativas ligadas a uma determinada época, idade ou estilo de vida

As narrativas por grupos podem se manter por gerações, e um exemplo são os teenagers. Sempre existirão teenagers. A missão aqui é manter a marca renovada em todas as épocas, para acompanhar o desenvolvimento de determinadas gerações.

  1. Narrativas ligadas à nação e ao tempo

Marcas que vendem o estilo americano, como Ralph Lauren, possuem uma narrativa que descrevem as diferenças dentro de um mesmo País de dimensões continentais. A inglesa Burberry narra o estilo inglês com originalidade e adequação aos tempos modernos.

  1. Narrativas ligadas ao consumidor

A narrativa pode ser estabelecida em função do consumidor que você deseja atingir , observando seu hábitos de consumo e preferências. Toda atividade executada por pessoas pode gerar narrativas que, associadas a elementos históricos sobre o mesmo tema, criam uma nova e coerente para o seu produto.

  1. Narrativa com base em oportunidades

O mundo atual globalizado permite que tomemos conhecimento em tempo real de acontecimentos em todo o globo. As narrativas de oportunidades são as mais populares das marcas de luxo. Muito importante é não inventar uma narrativa sem base sólida, ou calcada em mentiras, ou ainda sobre verdades que não são compartilhadas.

por: Renata Domingues