Olhar mais para o ciclo do produto em vez de se concentrar somente no perfil do cliente. Esse foi um dos conselhos de Marcel Jacob, do Ecommerce da C&C, para os participantes da Comissão Transformação Digital, da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCFB-SP), no dia 13 de setembro, sob o tema “Como conquistar clientes no ambiente digital”.

Segundo Jacob, ao descobrir de quanto em quanto tempo uma pessoa substitui um produto ou tem a necessidade de comprar um produto auxiliar é a chave para descobrir o “momento de compra”. Ao abordar o consumidor nessa etapa é possível gerar um conteúdo que possa sensibilizá-lo.

Eduardo Maria, da Oracle, também foi um dos debatedores da comissão. Para ele, um dos maiores avanços da área é a “compra programática”, ou seja, a possibilidade de cruzar os dados de perfil de clientes com os dados disponíveis do marketplace. Isso permite um grande conhecimento da audiência, de maneira a implantar o modelo de “look alike”, ou seja de gerar compras por meio da semelhança de perfil e também por meio do tipo de produto adquirido. Eduardo cita o exemplo da Amazon, que indica um livro para um internauta a partir dos livros que adquiriu recentemente.

Tanto Jacob quanto Eduardo ressaltaram a importância da mídia paga no contexto geral da comunicação, do auxílio de mídias convencionais (como suplementos em jornais e panfletagem, por exemplo) e os programas de vendas por coalizão de empresas semelhantes, mas não concorrentes.