Um dos grandes desafios hoje dentro das organizações é a gestão de talentos. Para a especialista Ana Valéria B. Gounaris, mestre em psicologia com ênfase em Fundamentos Psicossociais do Desenvolvimento Humano, ter acesso à ferramentas que auxiliem a leitura dos cenários e dos perfis de cada profissional pode fazer toda a diferença.

“Se a empresa não tiver uma previsão de comportamento, não será possível ter uma escolha efetiva”, disse Ana. “Conhecer e entender o perfil comportamental de uma pessoa frente a determinados estímulos, pode revelar sua forma de agir, de pensar e de interagir”, sinalizou. A psicóloga participou da comissão Mundo do Trabalho, da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-SP), que reuniu profissionais de diversos setores da economia.

De acordo com Ana, para a tomada de decisão hoje é importante ter uma previsão dos erros para que no futuro possa analisar as possibilidades de acerto. “Aprender mais sobre nós mesmos, entender melhor as pessoas, subsidiar as decisões sobre nós e os outros, adequar nossa comunicação e apoiar a análise de fatos e fornecimento de feedback fazem parte da análise de perfil”, explicou.

“A ferramenta Extended Disc, por exemplo, identifica 160 estilos comportamentais, distinguindo pessoas com perfis semelhantes. Traz, ainda, inventário online preenchido em 10 minutos com a verificação de consistência das respostas, evitando manipulação”, ressaltou Ana. “Por meio dos dados é possível ter acesso a pontos importantes e aprofundados de conhecimento das pessoas ”, disse. “Os resultados da análise de perfil fornecem informações relevantes para tomada da decisão”, concluiu Ana.