Embora muitos acreditam que o LinkedIn seja apenas uma ferramenta de oportunidades profissionais, a plataforma pode ser utilizada como canal de relacionamento dentro da estratégia de vendas de uma organização.

A afirmação é do Gabriel Santa Rosa, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Santa Catarina e diretor executivo da OSM Consult Group no Brasil. “Como uma venda se oriunda, na verdade, de um relacionamento profissional entre pessoas, o LinkedIn é uma excelente ferramenta para aprimorar os canais comerciais das organizações e aproximar pessoas com os mesmo propósitos empresariais”, disse.

Santa Rosa foi o destaque na Comissão de Empreendedorismo da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-SP),  com a presença de cerca de 30 executivos, na sede da entidade, em São Paulo.

De acordo com o especialista, o LinkedIn deve ser encarado como um gerador de leads, de oportunidades de negócios. “A equipe de vendas deve estabelecer relações com profissionais e empresas que estejam dentro do campo de atuação do seu negócio. “É preciso acompanhar as empresas e os profissionais para justamente entender a necessidade desse cliente e, assim, identificar se o seu produto ou serviço atende às demandas”, afirmou.

Outra dica de Santa Rosa é sempre manter sempre o perfil atualizado e compartilhar, de forma periódica, conteúdos que sejam relevantes ao público com o qual pretende negociar. “É preciso desenvolver uma interação constante com as pessoas, seja curtindo, comentando e até mesmo publicando materiais de interesse”, comentou.