A procura por engenheiros aumentou nos últimos anos e já começa a faltar profissionais no mercado a ponto de alguns setores até importarem essa mão de obra muito especializada.

As maiores demandas estão na construção civil e na indústria petrolí- fera.  Professores e profissionais da área dizem que essa falta de engenheiros é causada pelo número reduzido de alunos que se formam nessa carreira por ano.

Segundo dados Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Confea) existem 712,4 mil engenheiros no país. De acordo com estudo do Conselho Nacional da Indústria (CNI), para dar conta da demanda por esses profissionais, seria necessário formar 60 mil engenheiros por ano no Brasil.

Mas o que acontece no país é que que apenas 32 mil obtêm o diploma a cada ano. Esse cenário foi um dos motivadores para que a ABB, empresa de engenharia, elegesse os estudantes universitários como um público prioritário.

Fazer com que os alunos se interessassem pela empresa ainda nos bancos escolares era uma forma de garantir que os melhores pudessem ser selecionados para os programas de trainee.

Dessa forma, a Retoque desenvolve com a ABB uma newsletter para os estudantes de engenharia das principais universidades do Brasil. Com tiragem de 5.000 exemplares, o jornal era distribuído a cada três meses.

Uma versão digital também foi elaborada, de maneira a ampliar o alcance da iniciativa. O projeto ganha o Prêmio Aberje de Inovação.