A pesquisa “O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola”, elaborada pela Fundação Victor Civita, revela que 70% dos alunos contam com acesso regular a internet em casa, bem como 52% utilizam dispositivos móveis para acessar a rede mundial de computadores.

Em contrapartida, 37% dos estudantes disseram que nunca utilizaram computadores na escola, mesmo com o fato de que 70% dos estabelecimentos de ensino pesquisados contarem com equipamentos.

Para ajudar no letramento digital de alunos e estudantes, os especialistas acreditam que além de ter acesso a computadores e internet, professores e estudantes devem contar também com estratégias para usar sites, redes sociais e aplicativos em sala de aula. Isso envolve capacitação, incluindo a oferta de recursos específicos para esse tipo de atividade.

A NET Educação é um projeto da operadora de telecomunicação para auxiliar as 140.000 escolas públicas no Brasil. Desenvolve cursos, oficinas e oferece um conjunto de recursos digitais para professores e alunos.

A Retoque foi contratada para desenvolver uma Galeria de Games Educativos, que pode ser conferida no endereço www.retoquejor.com.br/net, onde constam oito jogos para todas as faixas etárias.

Para os estudantes do ensino Fundamental 1, há os games “Orquestra Fabulosa”, “Letras Mágicas” e “Vamos Salvar o Planeta”. Para os estudantes do Ensino Fundamental 2, há os jogos “Fábrica de Dominós”, “Tudo Vale a Pena” e “Biomas”. Por fim, para os alunos do Ensino Médio, há as atrações “Guerras no Brasil Colônia”, “Desafio Camões”, “Golfe Literário” e “Tabela Periódica”.