O grande desafio a que se propõe a metodologia do Process Communication Model (PCM) é ajudar qualquer pessoa a se comunicar efetivamente. Criado há mais de 30 anos, pelo PhD em psicologia Taibi Kahler, o processo é baseado no comportamento humano e permite ao usuário da técnica entender por que e como as pessoas se comunicam.

Mais de um milhão de pessoas já foram treinadas no mundo. Grandes empresas como NASA, PIXAR , L’oreal e Leroy Merlin já comprovaram a efetividade da metodologia.

“Trata-se de uma ferramenta poderosa para as lideranças que precisam compreender o comportamento do outro e saber se comunicar de forma eficaz”, explicou Alexandrine Brami, diretora de Inovação e Novos Projetos do IFESP.

“O profissional descobre as suas próprias características e aprende a analisar e a solucionar conflitos com colaboradores que possuem características distintas e, muitas vezes, opostas”, sinalizou Alexandrine.

De acordo com a especialista Marie Doremus, diretora de Desenvolvimento Profissional da IFESP, o PCM mostra, por meio das cores, seis tipos de personalidades. “Por meio da metodologia é possível estabelecer o que chamamos

Veja abaixo:

O tipo analítico

Cor: azul

Representatividade da população ocidental: 25%

Características: é aquela pessoa que pensa em primeiro lugar, identifica e classifica as coisas.

O tipo persistente

Cor: Roxa

Representatividade da população ocidental: 10%

Características: é aquela pessoa que costuma julgar primeiro, avalia as pessoas e é observadora.

O tipo empático

Cor: Laranja

Representatividade da população ocidental: 30%

Características: é aquela pessoa que sente em primeiro lugar, percebe as outras pessoas, sensível e amigável.

O tipo Imaginador

Cor: Marrom

Representatividade da população ocidental: 10%

Características: calmo, reflexivo e imaginativo.

O tipo Espontâneo

Cor: Amarelo

Representatividade da população ocidental: 20%

Características: é aquela pessoa que reage às coisas com aprovação ou aversão, é criativo e brincalhão.

O tipo Promotor

Cor: Vermelho

Representatividade da população ocidental: 5%

Características: é aquela pessoas orientada para ação, persuasiva e charmosa, tem alta capacidade de atrair e engajar.